Mudanças climáticas, redução da pegada de carbono, utilização responsável dos recursos naturais, responsabilidade social e transparência nas empresas.
Quem, de fato, não se depara com esses termos ao ler notícias em diferentes meios de comunicação?
Na verdade, é difícil encontrar alguém que não tenha se deparado com esses conceitos.
Vivemos em um mundo globalizado onde esses temas estão cada vez mais presentes em nossas vidas.
Para alcançar o ESG, a inovação é indispensável
Não existe ESG sem inovação, e diversos grupos sociais estão cada vez mais envolvidos com questões ambientais, sociais e de governança.
A discussão sobre desenvolvimento sustentável permeia nosso cotidiano de maneira crescente, conectando-se diretamente à necessidade de inovação para alcançarmos resultados efetivos.
Quando falo de desenvolvimento sustentável, refiro-me a “atender às necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades” (Relatório Brundtland, 1987).
Esse conceito permeia meu cotidiano de maneira crescente e se conecta diretamente à necessidade de inovação.
Diante disso, é cada vez mais comum que diferentes grupos sociais, em vários papéis, se preocupem e exijam que instituições adotem ações e atitudes alinhadas com o princípio de promover o desenvolvimento econômico, minimizando os impactos de cada atividade econômica.
Assim, a pressão para que as organizações integrem práticas sustentáveis e inovadoras cresce constantemente, refletindo a necessidade de um alinhamento real com os princípios de ESG.
Inovação como protagonista das empresas ESG
Por isso, as empresas estão cada vez mais incorporando práticas que as direcionam rumo a um futuro sustentável.
Ao investir em iniciativas que beneficiam o meio ambiente, a sociedade e a governança, elas não apenas fortalecem seus negócios, mas também ganham maior credibilidade com investidores e consumidores.
Essa preocupação com os impactos estimula uma cultura de inovação.
Afinal, reduzir emissões de carbono, promover a diversidade entre colaboradores e aumentar a transparência das ações exige pensar em novas maneiras de enfrentar e solucionar desafios diários. Isso é inovação em sua essência.
Não existe ESG sem inovação, e como disse Eric Ries, “inovação é a capacidade que temos de resolver problemas reais” (Eric Ries, 2011).
Inovação: o motor essencial para a sustentabilidade
Portanto, como sociedade, temos a responsabilidade de desenvolver nosso planeta de forma sustentável, e a inovação deve ser a base principal dessa trajetória.
Não existe ESG sem inovação; é impossível para uma empresa comprometer-se com os pilares ESG (Environmental, Social and Governance) se a inovação não for protagonista nesse movimento.
Hoje, podemos medir nossa pegada de carbono, digitalizar processos para aumentar a transparência e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores porque pesquisadores estudaram e continuam estudando para resolver esses problemas.
Com isso, temos a oportunidade de buscar um desenvolvimento sustentável a cada dia.
Assim, a inovação não é apenas um componente desejável, mas essencial para a implementação eficaz das práticas ESG.
À medida que enfrentamos desafios globais complexos e buscamos um desenvolvimento sustentável, a capacidade de inovar torna-se a chave para transformar teoria em prática.
Inovar permite que as empresas se adaptem, cresçam e liderem de maneira responsável, criando um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.
Para avançarmos em direção a um futuro sustentável, precisamos abraçar a inovação como o motor que impulsiona a mudança e integra os princípios ESG em cada aspecto de nossas atividades e decisões.
Vitória de Sá é uma especialista em Comunicação e Relações Públicas, com mais de 10 anos de experiência e um mestrado em Comunicação Midiática pela UNESP/Bauru.
Com uma paixão por inovação, ela faz parte do time de inovação do Grupo Safira que está entre as 10 empresas mais inovadoras do Brasil, no segmento de energia, segundo o Valor Inovação do jornal Valor Econômico.
Você também pode entrar em contato com a Vitória no LinkedIn.
Fique atualizado: Leia mais artigos no Blog da Safira 💻
Como a energia torna Paris os Jogos Olímpicos mais sustentáveis da história
Consumo de energia elétrica no Brasil cresce 6,8% no 1º semestre
Sua conta de luz vai ficar mais barata em agosto
Gostou do conteúdo? Siga a Safira nas redes sociais 📱
Instagram: https://www.instagram.com/safira.energia/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/safiraenergia/
YouTube: https://www.youtube.com/@SafiraEnergia