Ações contemplam desenvolvimento profissional, saúde e ampla gama de benefícios. Conheça as iniciativas do Grupo
Pelo sexto ano seguido, o Grupo Safira foi reconhecido com o selo Great Place to Work. A certificação aponta as melhores empresas e organizações para se trabalhar, baseada na avaliação de seus colaboradores.
O selo GPTW é respaldado por uma estratégia de médio prazo que o Grupo vem adotando para aumentar o bem-estar e estimular o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.
A Head de Gente e Gestão do Grupo Safira, Simone Viotto, relata que, no último ano, houve um crescimento de 54% no quadro de funcionários.
Essa evolução trouxe desafios para a gestão dos colaboradores, o que gerou uma série de iniciativas para melhorar o bem-estar da equipe.
Simone enfatiza a importância de cuidar dos colaboradores e menciona as iniciativas criadas pelo setor de Gente e Gestão: “Nosso propósito é claro: propor soluções para o negócio atingir os objetivos, criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, potencializando pessoas”.
“Por isso, nossas iniciativas vão de encontro com esse compromisso, dentre elas temos: gestão por competências, ações internas de cuidado e bem-estar, educação corporativa, entre outras”, completa.
Um olhar mais próximo sobre o dia a dia
No último ano, o Grupo Safira implementou algumas iniciativas de avaliação. Dentre elas, a avaliação formal e a avaliação 180 graus, uma iniciativa com o objetivo de promover o desenvolvimento contínuo dos colaboradores.
A Avaliação 180 graus não se limita a colher feedback apenas dos gestores. Pelo contrário, ela busca impressões da própria pessoa sobre si mesma e sua liderança.
Além disso, a autoavaliação permite que os próprios colaboradores reflitam sobre suas fortalezas e áreas a serem desenvolvidas, promovendo um senso de autoconsciência e responsabilidade pessoal.
Ao longo dos seis meses de avaliação, são coletadas diversas perspectivas que contribuem para um diagnóstico preciso e rico.
Isso não só ajuda a identificar pontos fortes e fracos, mas também oferece uma base sólida para planos de desenvolvimento personalizados.
A Safira acredita que esse tipo de feedback constante é crucial para fomentar uma cultura de melhoria contínua e crescimento profissional.
Thais Liboni, analista de Gente & Gestão da Safira, explica a importância dessa análise.
“A 180 graus é uma peça-chave no nosso compromisso com o desenvolvimento dos colaboradores. Ela oferece uma visão que ajuda cada indivíduo a entender melhor seu papel e impacto na equipe, além de promover uma liderança mais eficaz e alinhada com os valores da empresa”.
“Para o time de Gente & Gestão, as respostas também são importantes porque nos dão insumos essenciais para entendermos como podemos melhorar o bem-estar dos colaboradores e como a empresa pode responder às necessidades deles”, finaliza Thais.
Estímulo ao desenvolvimento pessoal
O setor de energia vive um momento único. Com a abertura gradual do mercado, a demanda por profissionais atualizados com as últimas novidades do setor e capazes de compreender as necessidades dos clientes em processo de migração torna-se cada vez mais crucial.
Diante desse cenário, o time de Gente & Gestão da Safira desenvolveu projetos que ajudam os colaboradores a aprofundar seus conhecimentos técnicos sobre o setor de energia, sem custos adicionais e de forma descomplicada.
Uma dessas iniciativas é o programa Energy Master. Ao longo de oito meses, os colaboradores da Safira participam de aulas semanais sobre o mercado de energia, aprendendo desde conceitos básicos até questões regulatórias e de formação de tarifas.
Para ingressar no programa, os colaboradores passam por uma espécie de “vestibular”.
Danielly Willys Caputi, analista de T&D do Grupo Safira, explica: “O processo seletivo foi desafiador, mas necessário para garantir a efetividade do programa. A prova inicial mediu tanto o conhecimento prévio quanto a disposição dos colaboradores para se aprofundarem no tema”.
Dos colaboradores que participaram da primeira etapa do processo seletivo, 14 foram selecionados para o curso, que ocorre durante o horário de trabalho.
Após os oito meses de aulas intensivas, os participantes desenvolverão projetos de conclusão de curso, que serão apresentados à diretoria do Grupo Safira.
“A expectativa para o nosso projeto de conclusão de curso é alta, afinal ele visa resolver uma problemática real do setor. Se for bem avaliado, pode se tornar um produto ou serviço da marca”, comenta Danielly.
“Esperamos ver ideias inovadoras que possam ser implementadas no Grupo, contribuindo para a evolução do setor e para o crescimento da Safira”, finaliza.
Mas essa não é a única iniciativa de educação em andamento no Grupo Safira. Recentemente, foi lançada a plataforma de educação corporativa “Energenius”, em parceria com a Gupy EduCorp.
Nesta plataforma, os colaboradores terão acesso a uma ampla variedade de conteúdos e trilhas de aprendizado que ajudarão no entendimento de conceitos aplicados no dia a dia de diferentes áreas.
“Buscamos criar uma plataforma que seja interativa e educativa, mas que também ofereça uma experiência agradável. Temos batalhas gamificadas, onde os colaboradores podem testar seus conhecimentos de uma forma divertida”, conta Danielly.
“Todo o design da plataforma foi pensado para que o aprendizado seja um momento de descompressão”, acrescenta.
Os temas estão divididos na plataforma por escolas, sendo elas: Escola da Cultura, Escola de Negócios, Escola de Excelência e Escola ESG.
Os cursos serão ministrados por profissionais do setor e especialistas da Safira. Um deles é Yasmin Fernandes, product owner, que vai abordar a importância do clientecentrismo na estratégia da empresa e na experiência do cliente.
“Fiquei muito feliz com o convite. Adoro falar sobre clientecentrismo e, em todos os meus projetos, coloco o cliente como protagonista de cada entrega. É fundamental que a empresa adote essa prática em todas as áreas”, comenta Yasmin.
“Para isso, é essencial entender o conceito e como ele pode ser aplicado em toda a nossa cadeia de valor”, explica Yasmin.
“Sem dúvida, quando o cliente passa a ser nosso protagonista, conseguimos entender suas necessidades e, a partir daí, criar soluções personalizadas para cada um dos nossos parceiros”, completa.
Bem-estar também é destaque
O ambiente corporativo desempenha um papel crucial em nossas vidas, afinal, passamos em média oito horas por dia no escritório. Por isso, implementar medidas que melhorem o bem-estar dos colaboradores é essencial.
Uma dessas ações é a quick massage, que semanalmente ajuda os colaboradores da Safira a relaxar. Apenas 15 minutos dessa prática são suficientes para oferecer inúmeros benefícios, como:
- Combate ao estresse;
- Alívio imediato de dores musculares;
- Ativação da circulação sanguínea;
- Redução da sensação de ansiedade e irritação;
- Promoção do sentimento de bem-estar;
- Melhora na disposição para voltar à rotina.
Guilherme Cotta, estagiário de marketing, relata como as massagens ajudam a relaxar e diminuir dores no dia a dia: “As quick massages realmente fazem diferença na minha rotina. Trabalho intensamente e, muitas vezes, as tensões musculares se acumulam. Depois de uma sessão, me sinto mais relaxado e com menos dores, o que melhora muito minha produtividade e meu humor”.
Os colaboradores da Safira também têm à disposição frutas da estação, oferecendo uma alternativa de lanche saudável e complementando uma dieta balanceada. Pode parecer uma ação simples, mas, a longo prazo, essa iniciativa tem se mostrado eficaz.
As frutas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, essenciais para o funcionamento do organismo. Além disso, são ricas em fibras, que contribuem para a saúde intestinal e favorecem a absorção de nutrientes.
“As frutas no escritório facilitam muito a rotina”, comenta Davi Vieira, analista de Marketing.
“Eu, por exemplo, tenho refluxo e preciso me alimentar a cada três horas. As frutas me ajudam a manter uma dieta equilibrada e controlar as crises. Saber que temos esse tipo de cuidado me faz sentir valorizado pela empresa”.
Anualmente, os colaboradores também podem se vacinar contra a gripe, sem nenhum custo adicional.
Os benefícios oferecidos pela Safira não se limitam ao ambiente de trabalho. Todos os colaboradores têm acesso a um plano de saúde com ampla rede referenciada e aos melhores hospitais de São Paulo, além de um plano odontológico, ambos sem desconto ou coparticipação.
Os colaboradores também têm acesso a um cartão de benefícios flexíveis, que funciona como um cartão de crédito, oferecendo maior autonomia.
Além disso, têm acesso ao Gympass, agora Wellhub, que oferece milhares de academias, aulas esportivas, aplicativos de meditação, práticas de ioga, controle de alimentação e de sono.
“É fundamental oferecer bons benefícios para nossos colaboradores”, destaca Simone Viotto, head de Gente e Gestão.
“Nós entendemos que o bem-estar deles impacta diretamente na satisfação e produtividade. Investir em saúde e qualidade de vida é investir no sucesso de cada membro da equipe e, consequentemente, no sucesso da Safira como um todo”.
“Queremos que todos se sintam apoiados e cuidados, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho”, conclui.
Olhando para o futuro
Com um olhar atento para o futuro, o Grupo Safira não pretende descansar com os resultados já conquistados; muito pelo contrário. A empresa já está planejando novas ações e iniciativas para continuar aprimorando o ambiente de trabalho e o bem-estar de seus colaboradores.
“Nosso objetivo é não apenas manter o selo GPTW, mas superar as expectativas dos nossos colaboradores a cada ano. Queremos que a Safira seja um lugar onde todos possam crescer profissional e pessoalmente”, comenta Simone.
O Grupo Safira acredita que, ao investir em seus colaboradores, está também investindo no futuro da empresa.
Com a combinação de um ambiente de trabalho positivo, oportunidades de desenvolvimento e um foco no bem-estar, a Safira está bem posicionada para continuar sendo uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
Com essa visão de futuro, o Grupo Safira reafirma seu compromisso com a excelência e com o bem-estar de seus colaboradores, garantindo que os próximos anos sejam tão promissores quanto os seis anos anteriores de reconhecimento como um Great Place to Work.
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