Entenda como a união de esforços entre colaboradores, gestores e Recursos Humanos transforma o desenvolvimento de carreira em uma experiência enriquecedora


No cenário atual, onde a construção de uma carreira sólida é mais essencial do que nunca, percebo a importância de entender as responsabilidades e os papéis dos diversos personagens envolvidos nesse processo.
Colaboradores, gestores, empresas e a área de Recursos Humanos têm um papel único nessa jornada.
Quando unimos forças e trabalhamos em conjunto, o desenvolvimento de carreira não apenas ganha forma; ele se torna uma experiência rica.
O colaborador é protagonista da sua carreira
Cada colaborador deve assumir o protagonismo de sua carreira. Isso significa ter clareza sobre seus objetivos, saber onde quer chegar e quais são os passos necessários para trilhar esse caminho.
O desenvolvimento profissional não é um processo passivo; é preciso buscar aprendizado, feedback e oportunidades de crescimento.
Trata-se de uma postura ativa em busca do próprio desenvolvimento profissional por meio de aprendizagem e construção de cases para compor seu storytelling profissional.
Ao se posicionar como protagonista, o colaborador pode identificar suas forças e áreas a serem desenvolvidas, o processo de autoconhecimento é essencial para um desenvolvimento sustentável, garantindo que seu potencial seja aproveitado ao máximo.
O papel do gestor como mentor
Os gestores desempenham um papel crucial nesse processo.
Eles devem atuar como mentores, fornecendo feedback constante e ajudando a dar visibilidade ao trabalho de seus colaboradores.

Além disso, é fundamental que os gestores alinhem as expectativas desde o início, esclarecendo o que é necessário para o desenvolvimento e para alcançar novas posições dentro da empresa.
Mas lembrando que o plano de carreira do colaborador pode transcender os limites da empresa e isso não deve e não é um problema.
Ao oferecer suporte e orientação, eles não apenas ajudam a construir carreiras, mas também fortalecem o engajamento e a motivação das equipes.
O RH é um facilitador, o maestro dessa orquestra
A área de Recursos Humanos disponibiliza as condições necessárias para que o desenvolvimento de carreira aconteça dentro da empresa.
Isso inclui: a definição de métodos, políticas e ações que promovam o crescimento profissional. Bem como monitora sua aplicação.
É importante que a empresa não apenas tenha uma trilha de carreira possível para facilitar a visibilidade, mas também disponibilize ferramentas que auxiliem os colaboradores a alcançarem seus objetivos dentre essas ferramentas temos: ferramentas de educação corporativa, workshops, políticas de subsídio estudantis, ciclos de desenvolvimento para gestão do desempenho entre outras ações.
O RH atua como um facilitador, promovendo a comunicação e o alinhamento entre colaboradores e gestores.
Contudo, técnicas e métodos não são suficientes se não houver engajamento de todas as partes nessa construção.
A importância da integração
Quando os quatro elementos – colaboradores, gestores, empresas e Recursos Humanos – não trabalham de forma integrada, o risco de falha no desenvolvimento de carreira aumenta significativamente.
Muitas vezes, o termo “plano de carreira” é confundido com a ideia de promoções, quando, na verdade, trata-se de um conceito muito mais amplo.
É crucial que todos compreendam que desenvolvimento de carreira vai além de subir na hierarquia; envolve também adquirir novas habilidades, expandir conhecimentos e explorar diferentes caminhos que não só os tradicionais previstos na trilha “natural” de carreira existente.
Trilha essa que tem como objetivo facilitar a visualização dos caminhos e não limitá-los.
A Safira, por exemplo, possui uma política de recrutamento interno que encoraja todos a buscarem oportunidades.
No entanto, é essencial que os colaboradores estejam dispostos a tomar a iniciativa e explorar esses caminhos, o que por vezes não ocorre de maneira orgânica, apesar das possibilidades estarem disponíveis.
Discutindo planos de carreira e oportunidades
A pesquisa apresentada no evento da consultoria Energizar revelou que mais de 40% dos participantes em processos seletivos consideram um plano de carreira essencial para aceitar uma proposta.
Isso demonstra a relevância desse tema no atual mercado de trabalho.
Assim, é fundamental que haja um discurso uníssono sobre o que significa plano de carreira, e que haja um amplo entendimento que o plano de carreira de hoje não é o mesmo tradicionalmente aplicado.
Uma vez que esse visa mobilidade em todos os caminhos possíveis e foca no colaborador como protagonista do seu caminho.
Os gestores têm um papel importante em disseminar esse conhecimento e em alinhar as expectativas desde o primeiro contato, seja na entrevista ou em conversas cotidianas.
O desenvolvimento de carreira é uma jornada compartilhada, onde cada ator desempenha um papel essencial na construção de um futuro profissional sólido e promissor.
É na união dessas forças que encontramos as melhores oportunidades para crescer e inovar.
Se você deseja discutir mais sobre o tema, não hesite em me procurar no LinkedIn.
Obrigado e até a próxima!

Conheça mais sobre o autor
Simone Viotto é Administradora, com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança na USF.
Possui mais de 15 anos de experiência na área de gestão de pessoas.
Atualmente, é head de Gente e Gestão do Grupo Safira, cargo que ocupa desde 2021.
Anteriormente, teve passagem por empresas como Ivalis – multinacional francesa do ramo de inventários – e BuildUp Consultoria.